TCC 2015

TCC 2015

CTCC Bauru para Pacientes.

Paciente, seja bem vindo, utilize este blog como um instrumento que pode auxiliar você a evoluir em sua terapia; ajudando você a lembrar ou esclarecer dúvidas sobre aspectos trabalhados em nossas sessões. Contribua com perguntas, comentários, sugestões e críticas.



Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br



Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



quinta-feira, 29 de abril de 2010

O futuro é incerto.

Isto é fato e não uma situação problema.
O que definirá se isto será ou não um problema é a sua maneira de pensar sobre este fato.

2 comentários:

Lupe disse...

Esta pérola faz parte do meu modo de pensar. E acho que faz parte tb do modo de um monte de gente. É um registro da infância que chega carregada de sentimentos negativos. Um futuro que amedronta: O que vai acontecer??? O que vc vai fazer AGORA, neste instante, para o futuro não cair sobre a sua cabeça.??? Não fique inerte, saia correndo....mas correr pra onde? e como é que algo que ainda não existe, falamos do futuro, pode cair sobre a sua cabeça. Quando vc pára, lê a frase, analisa, chega a conclusão de tratar-se do lugar comum mais comum já visto. "O futuro é incerto" sempre me fez ver a vida como um extenso trem fantasma, carregada de medos e sustos a cada curva. À luz da reflexão a gente vê que é brincadeira de mau gosto de criança levada.

Arnaldo Vicente, Especialista em TC. disse...

Realmente. As impressões que tivemos sobre os eventos desde a nossa infância serão associadas as que temos no presente e podem influenciar em nosso humor de forma a nos atrapalhar na realização de nossas metas atuais. Pans de ansiedade são para nos proteger; precisamos estar cientes (atualizados) de nosso poder real para que eles não precisem nos socorrer de perigos que podemos dar conta nesta fase adulta, mas que não daríamos na fase infantil.