TCC 2015

TCC 2015

CTCC Bauru para Pacientes.

Paciente, seja bem vindo, utilize este blog como um instrumento que pode auxiliar você a evoluir em sua terapia; ajudando você a lembrar ou esclarecer dúvidas sobre aspectos trabalhados em nossas sessões. Contribua com perguntas, comentários, sugestões e críticas.



Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br



Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

É preciso desafiar nossas, crenças, regras e estratégias.


Terapeuta observa a conversa do Casal: Y e X

Ele- Quando ela me diz não eu não aceito, eu fico louco. Já tomei muito não na vida! Já tive que fazer muitas coisas para não receber um não, até mentir. Acho que mereço mais crédito, ser mais valorizado e não ser tratado com tanto falta de amor, com tanta agressividade. Não importa a situação, não é não e machuca! Chego a pensar que não sou amado. Então quando percebo que vou ser ferido me protejo, e me defendo atacando! ...se eu não me defender então vai acontecer o pior!

Ela- ...mas eu já feri você?

Ele- Não, porque eu não deixo. Assim que você me diz não, eu já revido. Eu não deixo acontecer o pior.

Ela: Então, como você sabe que depois de dizer não, eu iria machucar você?

Ele- ... é, na verdade eu não sei... mas e se você me fizer algo de ruim?

Ela- ...mas e se eu não fizer?

Ele- ...então, será bom...então, eu perdi tempo acreditando que meu pensamento estava certo. Acho que eu posso tentar não me defender de você precipitadamente.

Nenhum comentário: