TCC 2015

TCC 2015

CTCC Bauru para Pacientes.

Paciente, seja bem vindo, utilize este blog como um instrumento que pode auxiliar você a evoluir em sua terapia; ajudando você a lembrar ou esclarecer dúvidas sobre aspectos trabalhados em nossas sessões. Contribua com perguntas, comentários, sugestões e críticas.



Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br



Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



terça-feira, 30 de março de 2010

A importância da Lista de Problemas, Metas e Submetas para o sucesso da Terapia?


Quando você buscou iniciar um proceso terapêutico o que você tinha em mente? Provavelmente ser beneficiado em algum aspecto de sua vida onde percebesse que seus resultados, até então, não estavam satisfatórios? Ou talvez, por estar inseguro do que poderia ocorrer em sua vida caso continuasse sem alcançar seus objetivos. A maioria dos pacientes revelam que tem uma finalidade que o motivou a buscar a terapia, mesmo os chamados "forçados". Os forçados sempre revela que foi um argumento seu que o permitiu estar presente na terapia.
Quando temos uma necessidade, uma dificuldade, um desafio, enfim algo que queremos, mas ainda não conseguimos alcançar podemos dizer, na TC, que temos um "problema".
Este problema poderá ser resolvido ou não, mas se for deve ser resolvido de um modo que venha a atender as suas expectativas viáveis; em TC, chamamos este modo de Meta a ser alcançada.
E também, muito importante é que você tenha claro os passos a seguir para resolver o problema e alcançar a meta: em TC, chamamos esses passos ou estratégias de Submetas, pequenas metas que deverão ser executadas para alcançar a grande meta.
É desta forma que teremos claro o que paciente acredita que precisa para ter uma vida mais saudável, além de saber para quais trabalhos ele se sente motivado em participar durante o processo terapêutico.
Para tanto, fazemos avaliações periódicas a cada seis ou oito sessões, afim de confirmar que estamos no caminho certo ou, mesmo, redirecionar o nosso trabalho.
O que você acha?
Arnaldo Vicente, Esp. TC.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei muito interessante essa avaliação pois num período terapêutico de muita confusão eu não sabia se estava melhorando ou não, hoje um sem aquela confusão toda percebo melhor as mudanças,
Essa ferramenta certamente me ajudaria muito na época, e certamente vai me ajudar nos dias de hoje,