TCC 2015

TCC 2015

CTCC Bauru para Pacientes.

Paciente, seja bem vindo, utilize este blog como um instrumento que pode auxiliar você a evoluir em sua terapia; ajudando você a lembrar ou esclarecer dúvidas sobre aspectos trabalhados em nossas sessões. Contribua com perguntas, comentários, sugestões e críticas.



Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br



Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Perguntas que podem mudar o imediatismo.

Diante de uma atividade que você não tem tido bons resultados é importante você se perguntar: 1- Eu preciso fazer esta atividade? ou 2- Eu gosto desta atividade?
Exemplo: Um adolescente que não gosta de fazer tarefas, leituras, trabalhos e estudar alguns dias antes da prova.
Caso ele pense: - Eu não farei porque não gosto; provavelmente ele não executará essas atividades e se envolverá em fazer atividades que ele gosta e lhe dá um prazer imediato.
O que acontecerá ao final do ano letivo com este adolescente? Provavelmente ele terá dificuldades, como ter que ficar mais tempo estudando na escola ou em sua casa, tendo que deixar de fazer aquelas atividades que ele tanto gosta, para não repetir de ano.
O que poderia acontecer no final do ano letivo se ele tivesse feito a pergunta: Eu preciso dessas atividades? Essas atividades poderão me trazer os resultados que eu preciso e vou gostar ao final do ano letivo?
Ele poderia executar essas atividades e ficar com o tempo mais livre ao final do ano para fazer atividades que gosta e lhe dá prazer.

Comente: O que pode acontecer no futuro quando hoje eu faço atividades que preciso, mesmo não gostando neste momento?

Nenhum comentário: