TCC 2015

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CTCC Bauru para Pacientes.

Paciente, seja bem vindo, utilize este blog como um instrumento que pode auxiliar você a evoluir em sua terapia; ajudando você a lembrar ou esclarecer dúvidas sobre aspectos trabalhados em nossas sessões. Contribua com perguntas, comentários, sugestões e críticas.



Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.



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Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pensar bem faz o trabalho ficar melhor.


Esta semana um dos temas que mais conversamos em terapia foi sobre sucesso profissional, um dos tópicos que abordamos foi sobre a influência dos pans relacionados ao futuro já que e realização pessoal acontece também quando temos uma realização profissional. Não importa a profissão, sempre estaremos formando idéias ao refletirmos sobre o nosso desempenho na mesma. Faz-se necessário conhecer essas idéias e examiná-las. Leia, abaixo, uma entrevista sobre este tema concedida por Arnaldo Vicente ao Programa Rádio Mulher, em 2006, em Bauru-SP.
RM - O que um vendedor pensa influi em suas vendas?
AV - Com certeza. No momento em que avistam o cliente sua primeira reação é refletir e ter pensamentos sobre a situação.
RM - Porque esses pensamentos influem tanto nas pessoas?
AV - Por que esses pensamentos se congelam em convicções, ou seja, as pessoas imediatamente, automaticamente acreditam no que pensam.
Uma vez acreditadas essas convicções podem se tornar tão habituais que o vendedor nem se dá conta de que as tem.
Porém as convicções não ficam ociosas: tem conseqüências.
RM - E quais são as conseqüências de acreditar nesses pensamentos automaticamente?
AV - Eles são as causas diretas do que ele sente e do que ele faz em seguida.
RM - Então as convicções podem estabelecer a diferença entre um vendedor desanimado e sistente, de um lado, e o de um vendedor animado e persistente, do outro?
AV - É isso mesmo.
RM - Em geral quais são os pensamentos do vendedor desanimado e desistente?
AV - Depende do que ele pensar sobre a situação do momento.
RM - Considerando que não é possível ter certeza se o cliente comprará ou não, o que ele pode pensar?
AV - Lá vou eu para receber mais um não. Detesto fazer isto. Fica irritado, tenso e vai até o cliente com má vontade.
RM - E numa situação em que o cliente diz que está apenas olhando, o que ele pode pensar?
AV - Ele está me enrolando, devia ir enrolar em outro lugar. Fica irritado e se distancia do cliente. Eu devo mesmo ser muito ruim.
RM - E quando consegue fazer uma boa venda, o que ele pode pensar?
AV - Pelo menos este não tomou apenas o meu tempo, mesmo assim não foi grande coisa. Fica ansioso e anda agitado sem estar preparado para uma próxima venda.
RM - Em geral quais são os pensamentos do vendedor animado e persistente?
AV- Também depende do que ele pensar sobre a situação.
RM - Considerando que não é possível ter certeza se o cliente comprará ou não, o que ele pode pensar?
AV - Vamos ver o que ele precisa hoje. Fica animado e dá atenção, mostrando possibilidades de produtos ou plano de compra que o cliente nem imaginava..
RM - Numa situação em que o cliente diz que está apenas olhando?
AV - Ele está interessado, vou ficar por perto. Fica animado, dá atenção e se interessa em saber o que o cliente está pensando sobre os produtos.
RM - E quando consegue fazer uma boa venda?
AV - Mais uma vez consegui, eu estou ficando bom nisso. Fica animado, alegre, confiante e pronto para novas vendas.
RM - Os vendedores desanimados e desistentes são pessimistas?
AV - Exatamente. Eles têm, mesmo sem perceberem, pensamentos de que se as vendas não dão sempre certo então nunca venderão nada para alguém.
E mais: quando conseguem fazer uma venda já pensam nas que não conseguirão fazer.
Eles estão sempre insatisfeitos, mau humorados e desanimados.
Em geral ficam pouco tempo em cada emprego.
RM - Os vendedores animados e persistentes são otimistas?
AV - Exatamente. Eles têm, mesmo sem perceberem, pensamentos de que se conseguiram fazer uma venda isto é uma prova de que têm jeito para vendas e que podem ficar melhor a cada dia.
E mais: quando não conseguem fazer uma venda pensam que o cliente teve seus motivos para não comprar desta vez, mas poderão voltar e comprar num outro momento.
E lembram que se um cliente não comprou não significa que todos não comprarão.
Eles estão sempre aumentando sua satisfação, são pessoas bem humoradas e animadas as maiorias das vezes..
Em geral ficam no emprego um bom tempo, principalmente se sua empresa também for otimista.
RM - Os vendedores pessimistas podem se transformar em vendedores otimistas?
AV - É claro que sim. Eles podem começar a se dar conta de suas reflexões e desafiá-las.
Verificar se estão bem fundamentadas na realidade.
Verificar se elas têm ajudado ou atrapalhado suas metas no trabalho.
E criar novas reflexões e ações para as situações em que se descobriu pessimista.
RM - As pessoas devem investir em si mesmas ou devem esperar pela empresa?
AV - As empresas modernas devem investir em seu pessoal tanto quanto investem no seu desenvolvimento e na tecnologia de seus produtos. Não basta uma mudança material é preciso associá-la a mudanças de atitudes, do empresário e de seus funcionários.
No entanto isto não tira a responsabilidade de que cada pessoa deve investir em si mesma e tornar-se um indivíduo cada vez melhor.
Lembrem-se
"Uma situação não determina como nos sentimos,
mas sim o modo com a construímos"

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