TCC 2015
CTCC Bauru para Pacientes.
Paciente, seja bem vindo, utilize este blog como um instrumento que pode auxiliar você a evoluir em sua terapia; ajudando você a lembrar ou esclarecer dúvidas sobre aspectos trabalhados em nossas sessões. Contribua com perguntas, comentários, sugestões e críticas.
Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.
Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br
Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.
Lembre-se: a evolução começa a partir do momento em que você compreende "que não são as situações que alteram o nosso humor e os nossos comportamentos, mas sim o que pensamos sobre elas.
Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br
Coordenador: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Efeitos dos Pensamentos Automáticos Negativos (PANs).
Certo dia um homem chegou em casa e ficou irritado com sua filha de três anos.
Ela havia apanhado um rolo de papel de presente dourado e literalmente desperdiçada fazendo um embrulho.
Como o dinheiro andava curto e o papel muito caro,ele não poupou recriminações para a garotinha, que ficou triste e chorou.
Naquela noite o pai descobriu num canto da sala, um embrulho dourado não muito bem feito.
Na manhã seguinte, logo que despertou, a menina correu para ele com o embrulho nas mãos, abraçou forte seu pescoço, encheu seu rosto de beijos e lhe entregou o presente.
-Isto é para você, paizinho! Foi o que ela disse.
Ele sentiu-se muito envergonhado com sua furiosa reação do dia anterior. Mas logo que abriu o embrulho, voltou a explodir. Era uma caixinha vazia. Gritou para filha:
-Você não sabe quando se da um presente à alguém a gente coloca alguma coisa dentro da caixa.
A criança olhou para ele, com os olhos cheios de lágrimas e disse:
-Mas papai, a caixinha não esta vazia.EU SOPREI BEIJOS DENTRO DELA. Todos são só para você, papai.
O pai quase morreu de vergonha. Abraçou a menina e suplicou que ela o perdoasse.
Dizem que o homem guardou o caixa dourada ao lado de sua cama por anos. Sempre que se sentia triste, chateado, deprimido ele tomava da caixa um beijo imaginário e recordava o amor que sua filha havia posto ali!
Contribuição: A.M
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parece-me que um dos PANs pode ter sido:- Ela não devia ter desperdiçado algo caro. Já estamos sem dinheiro e isto vai complicar ainda mais as coisas (irritação).
Com certeza há outros PANs, descubra e comente quais são.
Observação: este texto mostra também com a literatura ainda não dá ênfase a influência que o PAN tem no nosso humor fazendo com que fiquemos refénsate que a situação seja mudada externamente.
Acho que o fato de não ter nada dentro da caixa também é um PAN. As pessoas costumam valorizar o que vêem. Se não tem nada na caixa, automaticamente, não tem valor.
Paulo
Postar um comentário